É falso que novos semáforos de Maceió tenham câmeras para emitir multa

É fake que semáforos multam

Circula em grupos do WhatsApp a informação de que novos semáforos instalados em Maceió teriam câmera para identificar infrações e emitir multas. A informação é falsa. O novo sistema de modernização, irá diminuir o tempo da população no trânsito e garantir o bem-estar dos maceioenses.

Em um áudio, um homem afirma que teve o carro apreendido e que foi “vítima” do novo sistema de semáforo. “Os semáforos da Fernandes Lima foram trocados e cada um vai ter uma câmera para detectar se seu carro está com alguma pendência. Se tiver, na hora, o semáforo vai informar a viatura mais próxima da SMTT, que vai atrás de você e rebocar”, diz o possível condutor. 

Ele afirma também que teve que pagar quase 3 mil reais para retirar o carro do Pátio de Veículos Apreendidos da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), apesar de não mencionar os tipos de infrações que teria cometido.

O que é mentira?

É falso afirmar que os novos semáforos instalados em Maceió tenham câmeras que sejam capazes de emitir multas. A SMTT desmentiu o boato. 

O que é verdade, então?

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito informou que existe a instalação de novos equipamentos, mas que fazem parte de um sistema de modernização que reduzirá o tempo da população no trânsito e não tem o objetivo de emitir multas. 

As novas tecnologias implantadas no trânsito da capital foram apresentadas em janeiro de 2023 pela Prefeitura de Maceió, com a garantia de melhorias no tráfego de veículos e na qualidade de vida dos maceioenses. As novidades incluem a instalação de semaforização inteligente com 30 intersecções de semáforos entre o viaduto da antiga PRF e a Praça do Centenário.

Essas informações já foram antecipadas pela própria Prefeitura e podem ter sido usadas para distorcer o verdadeiro objetivo dos novos semáforos. Os equipamentos são auto-adaptativos com câmeras que contam, em tempo real, a quantidade de veículos nas vias de um cruzamento e um algoritmo que calcula o melhor tempo de semáforo, incluindo uma sincronização com os demais. A SMTT aponta um ganho de até 30% no tempo de viagem por este trajeto.

Sobre a apreensão do veículo citado pelo possível condutor no áudio, a SMTT reforça que isso só acontece quando a equipe de fiscalização identifica infrações e que as medidas são adotadas de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito. As normativas para os veículos apreendidos pela SMTT também seguem a legislação nacional e o próprio órgão municipal divulga as orientações sobre os procedimentos administrativos

Entenda a metodologia utilizada para a produção desta checagem clicando aqui.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email