Vereador João Catunda (PSD) publicou imagem antiga em suas redes sociais. Imagem que mostra cratera na orla foi retirada de seu contexto original
Uma imagem divulgada por um vereador de Maceió mostra uma cratera interditando o calçadão na orla da praia de Cruz das Almas, dando a entender que se trata de um fato ocorrido após as fortes chuvas que atingiram o litoral nordestino em maio de 2022. A foto, na verdade, não mostra uma situação atual ou recente. O registro foi feito em 2018, quando a cidade enfrentou um outro temporal.
A postagem utiliza duas fotos. Uma delas mostra o desabamento de uma parte do calçadão e da ciclovia em um trecho da Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, na orla de Cruz das Almas. É possível perceber o trecho interditado e o tempo chuvoso. A outra imagem mostra entulhos de um possível desabamento de imóvel.
O que é mentira?
Apesar das chuvas que caem sobre Maceió, não existe cratera no local mostrado pela fotografia. A Defesa Civil de Maceió não registrou esse tipo de ocorrência na orla de Cruz das Almas, nem a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito realizou interdição no trecho. A postagem do vereador também não informa se as imagens foram utilizadas de forma meramente ilustrativa, dando a entender que se trataria de um fato recente.
O que é verdade, então?
A foto que mostra uma cratera na orla foi utilizada fora de contexto. Na verdade, foi um registro de março de 2018 e que continua disponível no portal g1. Esta reportagem capturou imagens do local nesta terça-feira (31) e mostra como está atualmente o mesmo trecho da avenida.
O Maceió Contra o Fake não conseguiu localizar a origem da primeira imagem utilizada pela publicação. Também não é possível identificar uma referência de onde seria o local mostrado na imagem.
O trabalho integrado da Prefeitura de Maceió, por meio da Defesa Civil e secretarias municipais, segue com ações preventivas e de assistência aos maceioenses atingidos pelas fortes chuvas. É possível acompanhar os trabalhos pelo site www.maceio.al.gov.br. A força-tarefa executa ações já planejadas pelo plano de ação elaborado em 2021.
Entenda a metodologia utilizada para a produção desta checagem clicando aqui.