Renasce Salgadinho é um investimento de 76,4 milhões com obras de médio e longo prazo
As obras do programa que vai recompor e reurbanizar o Riacho Salgadinho já iniciaram, com melhorias no sistema de drenagem, implantação de jardins filtrantes e tratamento de esgoto. O Renasce Salgadinho é um investimento de R$ 76,4 milhões, maior obra de transformação ambiental de Maceió.
O que é verdade?
Com o objetivo de desassorear e urbanizar o Riacho Salgadinho e mais cinco riachos, o programa executado pela Prefeitura de Maceió vai realizar, no total, 20 intervenções. Entre elas, a requalificação ambiental, melhorias no sistema de drenagem e a recomposição do riacho. Uma das inovações é a implantação de jardins filtrantes, que é uma tecnologia de baixo custo e de fácil manutenção para o tratamento de esgoto.
Confira no vídeo abaixo mais detalhes repassados pelo coordenador do programa Maceió Tem Pressa, Marcelo Maia:
O Renasce Salgadinho faz parte do programa Maceió Tem Pressa e é a maior obra de saneamento da capital. Serão construídas cinco estações elevatórias que vão levar os efluentes para o emissário submarino, onde serão tratados e devolvidos ao mar. Também serão construídas oito barreiras de contenção para evitar que o lixo chegue ao mar.
A população já consegue visualizar os trabalhos das equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) nas obras de reurbanização da orla da Praia da Avenida, que estão sendo realizadas entre o emissário submarino, no Prado, e o Memorial à República, no Jaraguá. Já foi concluída a implantação de tubulação e, no total, 37.196 m² de área serão revitalizados.
O programa, com obras feitas a médio e longo prazo, inclui criação de travessias, zonas de convívio, calçadas requalificadas e pavimentação asfáltica adequada das pistas. Os trabalhos contemplam a requalificação ambiental dos riachos do Reginaldo, Pau d’Arco, do Sapo, Gulandi e Águas Férreas.
Entenda a metodologia utilizada para a produção desta checagem clicando aqui.