Informações falsas afirmam que condutores estariam sendo multados por “infração” no cruzamento
Circula nas redes sociais que seria proibida a conversão à esquerda no cruzamento para quem sai da Rua Tereza de Azevedo (entre a Casa Vieira e Caixa Econômica), no Farol, e vai para a Fernandes Lima sentido Tabuleiro do Martins. Além disso, que câmeras estariam multando os condutores. As informações são falsas. A SMTT não realizou qualquer mudança de trânsito na região.
Em um post, a informação está sendo compartilhada com a foto do cruzamento. “Pra vcs que ainda não sabem, saindo do lado da casa Vieira, sentido vereda tá proibido, e tem câmera no local!! (sic)”. Na imagem, as placas de sinalização foram circuladas para dar entender que foram instaladas recentemente.
Um áudio reforça que seria permitido apenas atravessar o cruzamento para seguir na Rua Tereza de Azevedo ou virar à direita sentido Centro e que, caso contrário, os condutores seriam multados.
O que é mentira?
É falso dizer que a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizou mudança de sentido no cruzamento da Rua Tereza de Azevedo com a Fernandes Lima, no Farol. É mentira também que câmeras estejam multando quem faz o percurso.
O que é verdade, então?
O funcionamento do trânsito no cruzamento do Farol, citado na mensagem falsa, continua o mesmo. A SMTT explicou que a sinalização no local é antiga e que segue as orientações de trânsito.
“O veículo que deseja sair da Rua Tereza de Azevedo sentido Tabuleiro, precisa cruzar a primeira pista da Avenida Fernandes Lima seguindo em frente e, na segunda pista da avenida, realizar a conversão à esquerda no sentido Tabuleiro”, orientou o órgão.
O conteúdo falso tenta causar confusão a quem não conhece a região ou que não saiba o significado das placas que estão no local.
As placas fixadas na Rua Tereza de Azevedo, antes do cruzamento são para que os condutores não realizem a conversão à esquerda na primeira pista, que tem sentido oposto. Se houvesse a placa de siga em frente ou à esquerda no local, um motorista que não conheça o trânsito da região, poderia virar à esquerda na primeira pista e provocar uma colisão frontal.
Entenda a metodologia utilizada para a produção desta checagem clicando aqui.