Apenas as unidades do Trapiche e Benedito Bentes são custeadas pelo Município; pagamento é realizado até o quinto dia útil de cada mês
Tem sido compartilhado que funcionários das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estariam com salários atrasados por falta de pagamento da Prefeitura de Maceió. A informação é falsa. O Município gerencia as unidades dos bairros do Trapiche e do Benedito Bentes e não há qualquer relato de atraso nos pagamentos aos funcionários destas unidades.
Um dos conteúdos foi publicado em um blog com a opinião do autor. “Corre nas redes sociais o atraso de pagamento dos ortopedistas das UPAs de Maceió, com significativo montante de meses atrasados”, diz trecho da postagem, sem apresentar fontes ou comprovação da afirmação.
O que é mentira?
A Prefeitura de Maceió não atrasou o pagamento dos funcionários das UPAs que são de sua responsabilidade.
O que é verdade, então?
Das unidades em funcionamento na capital, apenas a UPA Benedito Bentes e a UPA Trapiche da Barra são vinculadas à Prefeitura de Maceió. Ambas as unidades são gerenciadas pelo Instituto Saúde e Cidadania (Isac).
O Sindicato dos Médicos de Alagoas (Sinmed) informou que desconhece problemas com pagamento de profissionais nestas unidades de saúde.
Em nota, o Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), que gerência as UPAs do Município, informou que o pagamento dos funcionários é efetuado até o quinto dia útil de cada mês. O repasse referente ao mês de fevereiro foi realizado nesta quarta-feira (9) devido aos feriados de Carnaval e da Quarta-Feira de Cinzas. “O repasse financeiro da Secretaria Municipal de Saúde foi realizado hoje e a folha de pagamento de cada unidade já está foi processada para o banco, devendo ser creditado até amanhã pela manhã”, informou o Instituto Saúde e Cidadania (Isac).
Somente em 2022, o Fundo Municipal de Saúde de Maceió já investiu mais de 5 milhões de reais nas UPAs.
Confira:
O valor repassado é destinado ao pagamento da folha e outras despesas das Unidades de Pronto Atendimento. Todos os detalhes de recursos destinados a essas unidades podem ser verificados no Portal da Transparência de Maceió assim como no Portal da Transparência do ISAC.
Entenda a metodologia utilizada para a produção desta checagem clicando aqui.